Chuvas

Temporal de domingo causa estragos no 5º Distrito de Canguçu

Localidade de Armada foi a mais atingida com casas e galpões destelhados

Equipes da Defesa Civil do Estado e de Canguçu estão na localidade de Armada, 5º Distrito do município, para fazer levantamento dos estragos causados pelo temporal da madrugada de domingo (12). Várias casas foram atingidas e árvores caídas que dificultam o acesso ao local. O prefeito Vinícius Pegoraro (PMDB) esteve à tarde no local e, dependendo do resultado, poderá decretar situação de emergência.

"O domingo foi de muito trabalho e recuperação dos prejuízos para dezenas de famílias canguçuenses residentes no quinto distrito", disse o prefeito em seu perfil do Facebook. De acordo com Pegoraro e o chefe da Defesa Civil municipal, Jardel Oliveira, servidores passaram o dia retirando das estradas árvores derrubadas pelo temporal.

O chefe de gabinete Eliézer Jorge Timm disse que muitas pessoas tiveram suas casas e galpões destelhados, perdendo móveis, colchões e também a produção, principalmente de fumo. Nesta segunda-feira, a prefeitura enviou equipes para contabilizar os danos. "Tinha muita água e o transporte ficou bem complicado."

Em Cristal
No município de Cristal, na localidade de Butiá, 4º distrito, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Becker, também foi atingida. A responsável pelo transporte escolar da Secretaria de Educação, Luzia Cinzom, não há perspectiva de retorno das aulas para os 350 alunos, uma vez que as salas de aulas estão alagadas e o ginásio foi atingidos. "Vamos depender do levantamento da seguradora, para dar início à manutenção e aí sim, pensar em data para o retorno dos alunos."

Registro
Segundo a moradora de Canguçu, Fabrízia Fonseca, o momento mais crítico do temporal nas duas localidades foi por volta das 2h de domingo, quando ocorreram ventos muito fortes acompanhados de chuva de granizo. Porém, a chuva forte e os relâmpagos se estenderam pelo resto da madrugada. "A região se caracteriza pela predominância da Agricultura Familiar, onde a maioria das famílias é produtora de tabaco (fumo). O temporal destruiu as lavouras, as estufas, os galpões e as casas de grande parte dos moradores do local. A rede elétrica também ficou prejudicada", disse ela que registrou imagens dos estragos.

 

-122375

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novas vias pavimentadas e mais perigosas Anterior

Novas vias pavimentadas e mais perigosas

Próximo

Temporal causa estragos em São Francisco de Paula, Canela e Santa Maria

Deixe seu comentário